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Porque cores vivas nos encantam?

Diante do consumo desenfreado do nosso século onde tudo e facilmente substituído e descartável, o que tem influenciado a maioria das compras são as embalagens dos produtos.

A indústria plástica juntamente com seus clientes vem criando embalagens cada vez mais atrativas através de formas e cores o que faz a expressão “comprar com os olhos” muito coerente.

De acordo com o publicitário Jonas Senno, a embalagem precisa vender o produto na prateleira, cabe a ela atrair a atenção, despertar o interesse, ressaltar a qualidade, vencer a concorrência e fechar a venda – tudo isso em apenas alguns segundos. E o design, em especial as cores, tem papel decisivo nesse processo, principalmente se partirmos do princípio que as pessoas consomem não apenas por necessidade, mas por valor e identificação.

Um exemplo pratico é observado no artigo Consumo em cores escrito para o Sebrae por Luciana Pecegueiro Furtado

Em uma pesquisa sobre o que mais influência na escolha de um produto o resultado foi esmagador: 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante, contra 6% que selecionaram a textura, e 1% som e cheiro. 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.

Em geral, na América as cores significam:

  • Amarelo: otimismo e jovialidade, é usado para reter a atenção em vitrines.
  • Vermelho: energia. Aumenta a pulsação e cria uma sensação de urgência. Normalmente é usado em liquidações.
  • Azul: cria a sensação de confiança e segurança. É utilizado em bancos e empresas.
  • Verde: associado à saúde, é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos. É usada para relaxar nas lojas.
  • Laranja: agressividade, chama à ação: comprar, vender…
  • Rosa: cor romântica e feminina, usada para venda de produtos para mulheres e meninas.
  • Preto: poderoso, usado em produtos de luxo.
  • Roxo: usado para acalmar, mais visto em produtos de beleza e antienvelhecimento.

 Diante dos conceitos apresentados, percebemos que uma cor nem sempre tem o mesmo resultado para produtos distintos, dessa forma além de se produzir um produto de qualidade e necessário estudar a mensagem que se deseja passar antes de disponibiliza-ló a venda.