Blog

Descartáveis x Meio Ambiente

Ao longo dos anos a preocupação ambiental e a busca   por produtos sustentáveis vem crescendo em todo o mundo, principalmente pelo fato da fácil divulgação de imagens em jornais, revistas, televisão e a rede social a qual se tornou uma forte aliada.

Assim como em anos anteriores, nos quais a grande vila eram as sacolas plásticas, em 2018 o grande vilão são os canudinhos para bebidas, algumas cidades do Brasil já colocaram em pratica projetos de lei que iram proibir o uso desse artefato, tais como Rio de janeiro e Litoral norte de São Paulo. Contudo o assunto ainda gera polemicas.

Em contrapartida observamos diante dessa preocupação o surgimento de novas pesquisas e produtos alternativos dentre eles os bioplásticos os quais são criados a partir de amidos, celuloses, restos de crustáceos.

Um exemplo de viabilidade desses produtos e o surgimento da empresa BIOFASE, fundada pelo Eng° Químico Scott Mungia uma das unidades da empresa foi instalada em 2015 no México numa região com grande produção de abacate onde foi desenvolvido o “polímero” denominado poli (ácido láctico) PLA, já utilizado na fabricação de canudos para bebidas e já comercializado, seu tempo de vida útil e de 4 anos sobre condições especificas de temperatura.
Outro país que esta produzindo esses materiais,são os EUA através da empresa Danimer Scientific desenvolveu seu bioplástico com o nome de (PHA) de nome comercial Nodax produzido através de milho e beterraba por exemplo,no qual sua degradação e similar a da celulose.

Pensando em Brasil uma rede de fast-food substituiu canudos de plástico por canudinhos de chocolate, outra alternativa está sendo o fornecimento de canudos de papel ou a apenas clientes que solicitam o mesmo.

Segue abaixo futuro dos canudos:

2019 – Estabelecimentos   comerciais   não poderão fornecerem , canudos para consumo de bebidas em suas lojas.

2020 – Estabelecimentos serão proibidos de fornecer gratuitamente canudos aos clientes

2025 – Compra de canudos serão taxadas

2030 – Serão Extintos.

Concluindo pequenas mudanças de habito podem influenciar não apenas seu ambiente, mas o mundo como um todo.